Rituais

No nosso templo, sempre de acordo com a orientação das entidades, são os seguintes os passos que o médium pode seguir:

1 ) Médium em treinamento: todo médium que entra no Templo é considerado em treinamento, independentemente de títulos alcançados em outros terreiros, como já foi dito. Nos treinamentos, o médium receberá orientações para que se possa colocar em condições físicas, mentais, morais, intelectuais, emocionais e mediúnicas para o trabalho espiritual. As orientações estão contidas nas apostilas, instruções, mensagens e palestras realizadas no Templo. O médium deve estar disposto a praticar as orientações se desejar realmente se desenvolver em todos os níveis. Já afirmamos que é o médium que se desenvolve, e o simples comparecimento às giras de treinamento conseguirá transformá-lo apenas numa máquina de receber espíritos, o que não é o nosso objetivo. O médium permanecerá em treinamento até que, razoavelmente desenvolvido, consiga incorporar pelo menos uma entidade da falange dos caboclos, uma entidade da falange dos pretos velhos, uma entidade da falange das crianças, uma entidade da falange do povo em evolução, e for feito um teste com essas entidades. Aprovado nos testes, o médium será considerado pronto.

2 ) Médium pronto: é aquele que já consegue incorporar, com segurança, uma entidade de cada falange espiritual, tendo sido testado com cada uma dessas entidades.

3 ) Médium de trabalho: são os médiuns que fazem o atendimento ao público em geral.

4) Deitada de Exu: pode ser realizada depois que o médium é considerado pronto. Nessa deitada, dá-se condição de vibração ao médium para que o seu povo em evolução possa guardá-lo em todas as vibrações. Essa deitada não se renova, não há otá e o filho no santo leva para casa alguns objetos que serão utilizados nos seus assentamentos, se ele fizer Feitura no Santo.

Foto: Deitada de Exu

5) Feitura no Santo: é o compromisso espiritual do médium com a religião umbandista, a partir do qual ele não deverá mais abandoná-la enquanto suas próprias entidades considerarem que ele tem condições de participar ativamente. A Feitura no Santo consiste numa imantação individual e completa, onde estarão incluídos os ímãs dos Orixás de coroa e do guia-chefe do médium. Na Feitura, o médium receberá a mão de pemba e orientações sobre como montar seus assentamentos na sua própria residência.

Foto: Feitura no Santo

6) Mão de Búzios: após a Feitura no Santo, o médium terá assumido um compromisso espiritual tal que lhe permitirá aprender a confeccionar os ímãs de todas as vibrações e aprender a jogar os búzios. Na entrega da Mão de Búzios, também haverá uma imantação individual completa para todos os Orixás e falanges. Só depois de deitar com seus búzios é que o médium estará autorizado a praticar o jogo para outras pessoas.

Foto: Mão de Búzios

7) Coroação de Babalorixá ou Ialorixá: é o ritual que dará ao médium o título e a condição de sacerdote da religião umbandista. É também o momento em que o médium saberá realmente se se preparou e se foi preparado corretamente para ser um Babalorixá ou uma Ialorixá de Umbanda. Depois de aprender todo o necessário para ser um Babalorixá chefe de terreiro, o médium deitará numa imantação individual e completa para todos os Orixás e falanges. Terminada a deitada, o Babalorixá chefe do Templo colocará um pombo branco exatamente sobre o chacra coronário do médium. Se o pombo ficar pousado tranquilamente, estará confirmada a Coroação de mais um Babalorixá ou Ialorixá de Umbanda.

Foto: Coroação

No Teu Pai José, a “Deitada de Exu”, a Feitura no Santo, a “Mão de Búzios” e a “Coroação” de Babalorixá seguem um objetivo espiritual bem definido. Na Deitada de Exu, o médium se imanta na vibração do povo em evolução para fechar a sua guarda: é o primeiro degrau. Na Feitura no Santo, o médium sobe mais um degrau na vibração, quando deita para as suas outras entidades, especialmente seu guia-chefe: é o segundo degrau. Na Mão de Búzios, o médium recebe os ensinamentos para jogar para outras pessoas e realiza um ritual para receber a sua mão de búzios. Já na Coroação, o médium sobe o último degrau da vibração, quando deita para os seus Orixás de coroa: é o terceiro e último passo. A certeza da presença de Oxalá e dos Orixás de coroa será dada pela colocação do pombo branco, como descrevemos anteriormente.

Além dos Rituais, nosso Templo realiza Sacramentos como “Batismo” e “Casamento”.

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